Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Girl About Town

“I like my money right where I can see it: hanging in my closet.” — Carrie Bradshaw

Sex | 25.09.15

Aula aberta de Finanças Públicas com a Dr. Teodora Cardoso

Fui no início desta semana a uma conferência/aula aberta sobre Finanças Publicas realizada no âmbito das comemorações dos 20 anos da Licenciatura em Economia da Universidade do Minho.

A conferência foi dirigida pela Dr. Teodora Cardoso, presidente do conselho de Finanças Públicas.

Desde logo decidi que ia estar presente, ia ser uma oportunidade única de aprender muitas coisas que eu não sabia sobre finanças públicas, sobre Portugal, sobre o défice, sobra a divida, sobre todos esses temas.

Conhecia alguns dos professores presentes no evento mas pouco ou nada sabia sobre a Dr. Teodora, comentava isso com um colega quando este me disse "isto vai ser uma seca".

12004772_899215803502540_5330986588889467995_n.jpg

 

Eu confesso que por um segundo pensei o mesmo, mas pensei mal, mal a Dr. começou a falar percebi que ia ser das aulas mais interessantes que eu ia ter em anos de faculdade.

A Dr. domina completamente o tema, conseguiu fazer-nos perceber como Portugal chegou a este ponto, como se foi desenvolvendo o monstro da divida, o caminho a seguir no futuro, foi muito, muito rico.

No fim ainda se disponibilizou a responder a algumas (muitas) questões.

Fiquei com uma opinião diferente sobre a divida pública e sobre o défice e acho que isto é muito importante nas aulas, nas conferências, seminários, na faculdade.

Estes tipos de ações fornecem-nos as ferramentas para que possamos pensar e formar opiniões pela nossa própria cabeça.

Deixou-me também a pensar que uma grande parte dos portugueses que gosta de discutir estes temas e dar opiniões não faz a mínima ideia daquilo que esta a dizer.

12039220_899215223502598_8909045861735568485_n.jpg

 

Uma outra conclusão que tirei desta aula aberta é que muitas pessoas/alunos, não tem qualquer interesse nestas coisas.

Muitos dos alunos que estavam no anfiteatro, estavam com o ar mais aborrecido da vida, o rapaz ao meu lado estava encostado à cadeira de olhos fechados, vi também um rapaz a dormir em cima da mochila como se fosse uma almofada, isto sem falar nos outros que ou estavam a falar com o colega do lado ou estavam no facebook, insta ou a mandar SMS.

Pareceu-me que a dada altura a Dr. Teodora reparou que um rapaz estava a dormir e eu sinceramente senti-me mal.

Já apresentei inúmeros trabalhos e é uma treta, apercebermos-nos que trabalhamos tanto para fazer uma apresentação decente e tirando eu, o meu grupo e o professor, a grande maioria pouco se importam ou se dão ao trabalho de ouvir com atenção.

A Dr. veio de longe disponibilizou-se para estar ali a nos ensinar muita coisa, as pessoas da EEG – Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho esforçaram-se se para ter ali presente uma pessoa tão importante na área de finanças públicas, para que possamos ter outro tipo de conhecimentos e depois as pessoas vão para lá rir estar ao telemóvel ou dormir acho que é um enorme desrespeito.

Mas no fim de contas quem perde é quem não dá valor a estas coisas, que são muito importantes, tanto na nossa formação académica como na nossa formação cívica.

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.