Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Girl About Town

Seg | 20.07.15

Uma das dificuldades de ser estudante no ensino superior

Cada vez mais chego à conclusão que não é nada fácil estudar hoje em dia.

Não falo do acesso ao ensino superior, das médias, da dificuldade das Licenciaturas, falo de conseguirmos entrar num curso e mantermo-nos lá.

O mais difícil para mim não foi entrar na universidade, o mais difícil está a ser manter me lá, conseguir pagar propinas, pois a minha mãe não consegue, conseguir concentrar me nos estudos quando muitas das vezes só penso nos valores de propinas que ainda tenho que pagar e que alguns desses valores já estão em atraso.

Conseguir arranjar motivação para estudar quando nem sei se conseguirei pagar as minhas propinas é muito difícil.

E mais difícil ainda esta a ser chegar à conclusão que não encontro na universidade o apoio que necessito para conseguir prosseguir os meus estudos.

Conheço várias pessoas, demasiadas, que tiveram que abandonar a Licenciatura porque simplesmente não tem como pagar, e por alguns cêntimos não conseguem ter acesso a bolsa de estudos nem a fundo social de emergência, que supostamente devia servir para ajudar quem mais precisa, justamente para evitar o abandono escolar.

Na verdade o abandono escolar no ensino superior é uma coisa muito frequente, vê se cada dia mais casos e normalmente, a razão é sempre de caracter financeiro.

Já vi em muitos órgãos de comunicação social, reitores de várias universidades a passarem a ideia que nenhum aluno iria abandonar a universidade por falta de meios para pagar as propinas, mas isto não é de todo verdade.

Estou a caminhar para a reta final de conclusão da minha Licenciatura, passando na época especial, que eu sei que passo, um semestre e tenho a Licenciatura na mão.

No entanto devido a ter propinas em atraso não me permitem a inscrição na época especial, mesmo sendo trabalhador-estudante.

O que me vai obrigar a ficar mais uns dois anos na universidade a pagar mais propinas.

Perdi já bastante tempo nos serviços académicos, direção de propinas, já me comprometi a regularizar todos os valores em datas acordadas com eles mas nada.

Estou agora a aguardar uma resposta do reitor para saber se me permite fazer então os exames para que possa acabar o curso de uma vez.

Pelo que me informaram na secretaria muito dificilmente vou ter uma resposta positiva.

Isto só me faz pensar que realmente nos tempos difíceis que muitos de nos vivemos, querer estudar e ter uma vida melhor, não passa de um mero sonho.

Mesmo trabalhando e esforçando-me por vezes as coisas são realmente difíceis e agora que precisava de um pouco de compreensão e confiança de parte da instituição de ensino em que me encontro, vejo que é impossível.

Instituição, essa em que eu confiei na altura de escolher uma universidade, confiei que aquela seria a melhor opção mesmo tendo outras opções.

Gostava que agora me fosse dada a mesma confiança.

Vou esperar pela resposta, espero que com um bocado de sorte seja positiva.

4 comentários

Comentar post