Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Girl About Town

Seg | 23.10.17

Livro # 49 | História do Novo Nome

Historia-do-Novo-Nome.jpg

Sinopse

Este romance continua a história de Lila e Elena, tendo como pano de fundo a cidade de Nápoles e a Itália do século XX.
Lila, filha de um sapateiro, escolhe o caminho de ascensão social no próprio bairro e, no final de A Amiga Genial, vemo-la casada com um comerciante. Elena, pelo contrário, dedica-se aos estudos.
Ambas têm agora 17 anos e sentem-se num beco sem saída. Ao assumir o nome do marido, Lila tem a sensação de ter perdido a identidade. Elena, estudante modelo, descobre que não se sente bem nem no bairro nem fora dele.
No início, vemos Elena a abrir um caderno de notas onde Lila fala sobre a vida com o seu marido e as complicadas relações com a Mafia e os grupos neofascistas, que invadem os bairros com as suas proclamações.
Lila e Elena hesitam entre a tendência para a conformidade e a obstinação em tomar nas suas mãos o seu destino, numa relação conflitual, inseparável mistura de dependência e vontade de autoafirmação, em que o amor é um sentimento «molesto» que se alimenta do desequilíbrio até nos momentos mais felizes.

 

Foi com muita ansiedade que comecei a leitura deste livro, A amiga genial deixou-me com vontade de saber mais da historia de Lila e Elena.

Neste livro seguimos a historia de Lila depois do seu casamento, os contratempos  que lhe vão aparecendo assim como várias surpresas para mim inesperadas.

Do outro lado temos Elena que continuou os seus estudos.

O livro segue a mesma estrutura do primeiro e é engraçado, pelo menos para mim parece que nem mudei de livro.

Continuo fascinada pela historia destas duas jovens  e continuo curiosa para descobrir o que acontece com ambas ao longo das suas vidas.

Livro muito, muito bom, se há por ai alguém que ainda não tenha lido, leiam, acredito que vão adorar.