Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Girl About Town

Sex | 08.09.17

Livro # 37 | A Amiga Genial

500x.jpg

SINOPSE

A Amiga Genial é a história de um encontro entre duas crianças de um bairro popular nos arredores de Nápoles e da sua amizade adolescente.
Elena conhece a sua amiga na primeira classe. Provêm ambas de famílias remediadas. O pai de Elena trabalha como porteiro na câmara municipal, o de Lila Cerullo é sapateiro.
Lila é bravia, sagaz, corajosa nas palavras e nas acções. Tem resposta pronta para tudo e age com uma determinação que a pacata e estudiosa Elena inveja.
Quando a desajeitada Lila se transforma numa adolescente que fascina os rapazes do bairro, Elena continua a procurar nela a sua inspiração.
O percurso de ambas separa-se quando, ao contrário de Lila, Elena continua os estudos liceais e Lila tem de lutar por si e pela sua família no bairro onde vive. Mas a sua amizade prossegue.
A Amiga Genial tem o andamento de uma grande narrativa popular, densa, veloz e desconcertante, ligeira e profunda, mostrando os conflitos familiares e amorosos numa sucessão de episódios que os leitores desejariam que nunca acabasse.

 

Outro livro que estava na minha lista há imenso tempo.

A amiga genial é um livro de grande sucesso, muito se falou sobre ele, uns amam, outros odeiam e eu queria "limpar" a  minha mente antes de o ler para tentar não ser influenciada de maneira nenhuma por opiniões alheias.

Ora bem, as primeiras páginas foram um suplicio, achei que a historia não estava a fluir muito bem e não estava a perceber muito bem o rumo que a autora queria dar aquela historia.

Pensei em desistir do livro mas lá me forcei a  ler mais um bocado e ainda bem que o fiz.

Aos poucos a historia de Lila e Lenú lá me foi conquistando e acabei por me apaixonar por aquelas duas raparigas.

Identifiquei me com as inseguranças de Lenú, pareceram-me tão familiares aqueles sentimentos dúbios que ela vai sentindo, fez me viajar até à minha adolescência e deixou-me cheia de vontade de conhecer aquelas rua de Nápoles.

Quando o livro chegou ao fim fiquei com aquela sensação de "não! já acabou" e cheia de vontade de ir no dia seguinte à biblioteca buscar o livro seguinte para perceber o que acontece a seguir.

É um livro bem diferente do que estou habituada, quem segue o blog provavelmente já percebeu que eu sou mais de policiais mas adorei este livro.

Muito leve, muito bom.