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Girl About Town

Seg | 08.02.16

Guia para uma ida ao hipermercado eficiente e eficaz

Isto de trabalhar num hipermercado há quase um ano faz com eu eu esteja meio que profissional nesta coisa de ir às compras.

Uma das coisas que aprendi é que muitas pessoas não sabem ir as compras ou então não o fazem da maneira mais adequada e correta, considero por isso de importância pública este post que vai ajudar muita gente a otimizar as suas compras.

Ora vamos lá então:

 

1º Antes de sair de casa é sempre importante ou fazer uma lista de compras ou ver aquilo que realmente precisamos.

Eu aconselho lista até porque assim podemos fazer um pequeno orçamento, vamos riscando conforme vamos colocando os produtos no carrinho, a assim não corremos o risco de estar quase a pagar e nos lembrar-mos que nos falta qualquer coisa e deixarmos toda uma fila de gente na caixa à espera.

 

2º Se vai a um hipermercado a contar com promoções ou se vai comprar determinados artigos por estarem em promoção, deite o olho ao folheto, certifique-se que o artigo esta em promoção e qual o tipo de promoção, se é um desconto de 25%, 50% se é desconto na compra da 2ª unidade ou se o desconto é só com o cartão.

Assim não necessita de estar sempre a perguntar à operadora de caixa se o artigo tal está em promoção, no caso de ter que levar duas unidades, já leva as duas unidades para a caixa e assim já poupa tempo e diminui o tempo de espera nas filas.

 

Antes de sair de casa, veja se tem tudo, se leva a sua lista caso utilize, se traz os sacos, cartão de cliente e o mais importante, dinheiro.

Chegando ao híper:

 

3º Só coloque no carrinho aquilo que realmente quer levar, se não quer levar alguma coisa simplesmente não a coloque no carrinho, se está com dúvidas, decida-se.

Assim evita que vá para a caixa com essas coisas e que depois a operadora de caixa passe os artigos e depois, só ai a cliente se lembra que não quer levar e perde-se imenso tempo a chamar supervisoras para fazer anulações.

 

4º Se vai comprar carne ou peixe, certifique-se dos preços e só traga o que realmente quer, se não quiser levar alguma coisa ou porque já não lhe apetece ou porque não têm dinheiro suficiente para pagar dirija-se ao talho/peixaria ou a um funcionário do híper e tenha a decência de lhe entregar os artigos que não quer de modo a que ele possa entregar no sítios respetivo de moda a evitar que estes artigos se estraguem.

Nem preciso explicar por que isto é importante e nem preciso de dizer a quantidade de pessoas que faz isto diariamente.

 

5º Existem inúmeras máquinas espalhadas por todo o híper que leem os códigos de barras para verificar os preços, faça uso elas, elas funcionam sim, é só passar o código de barras e aguardar uns segundos dependendo da máquina.

Se encontrarem alguma que realmente não funcione comunique a um funcionário.

 

6º Olhe bem para as etiquetas informativas dos produtos em promoção, elas explicam a data em que a promoção esta em vigor e dão mais detalhes sobre a natureza do produtos. Se mesmo assim ficar com dúvidas quando chegar à caixa exponha as suas dúvidas à operadora da caixa logo no início, a operadora saberá o que fazer e se não souber vai tentar descobrir.

 

7º Não abandone o seu carrinho ou cesto pela loja e espere que ele depois esteja no exato sítio que o deixou.

 

8º Se tiver uma necessidade extrema de consumir algum produto do híper e que ainda não foi pago na caixa tenha ao menos o bom senso de na caixa informar a operadora da caixa que aquele produto é da loja e que o consumiu e por isso vai paga-lo.

(Vejo muitas senhoras de classe, bem educadas, que nem sequer precisam a dar bolachas e leites achocolatados aos filhos e depois deixam-nos lá num canto e não os pagam)

Vamos lá ter um bocado de noção gente!

E agora o momento mais aguardado, quando o cliente se dirige à caixa para pagar:

 

9º Se não é cliente prioritário não vá para uma caixa prioritária sob pena de nunca mais sair de lá ou demorar mais do que aquilo que desejaria.

 

10º O mesmo se passa com as caixas de 10 unidades se tem mais de 10 unidades não vá para está caixa.

Esta aprece-me óbvia mas muitas pessoas têm alguma dificuldade, não são 11,12,13,14, 20,30 unidades, são 10.

 

11º Depois de escolhida a caixa, cumprimente a operadora de caixa, diga bom dia/boa tarde/boa noite, só lhe fica bem.

 

12º Quando pedimos o cartão de fidelidade se o tiver pode entrega-lo na mão da operadora, não precisa pegar no cartão pela pontinha, quase só com a unha para evitar que toque nas mãos da operadora.

Não temos doenças contagiosas, não corre o risco de apanhar lepra, ébola, ou o tão temido vírus Zika, pode estar descansada.

 

13º Ao colocar os produtos no tapete coloque-os na ordem em que quer que sejam passados, não coloque artigos de higiene à frente e depois diga que quer que passe primeiro a carne que está no fim do tapete.

 

14º Não retire as coisas da balança quando ainda as estamos a pesar.

 

15º Muitas vezes as crianças começam a tirar as coisas do tapete ou a tira-las para cima do scanner, o eu resulta muitas vezes no produto passar mais do eu uma vez o que novamente traz atrasos pois é preciso chamar uma supervisora para anular.

Além disso atrapalhar o trabalho da operadora de caixa, por isso fica aqui a dica, controlem as vossas crianças.

 

16º Quando terminamos a conta e é perguntado se deseja fatura com contribuinte diga sim ou não, e não qualquer outra palavra que possa induzir em erro.

 

17º E claro, depois de encerrarmos a conta e termos escolhido fatura sem contribuinte não se lembre de dizer que afinal já quer com número de contribuinte.

 

18º Pedir fatura por uma conta de 10 euros ou menos é ridículo ok.

 

19º Se pagar em dinheiro, quando lhe entregamos o troco confirme na hora se este está correto, se voltar depois de algum tempo o que vai acontecer é que vai ter que esperar um bom bocado para que se confirme que realmente levou o troco certo/errado

 

20º Por fim, antes de ir embora agradeça e deseje um bom dia, mais uma vez, educação e bom senso nunca fez mal a ninguém.

 

21º Qualquer problema que ocorra após este momento deve dirigir-se à caixa central ou balcão de atendimento ao cliente do híper.

 

22º Sejam educados e corretos, já nem peço simpatia mas educação, bom senso e civismo é imperativo e deve ser reciproco.

 

E é isto, alguns conselhos que muitos provavelmente já usam mas que outros ainda desconhecem totalmente.

Façam bom uso deles e se a quem por aqui passar ocorrer mais alguma coisa é favor deixar na caixa de comentários 

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